Jovens de todo o país participam na Católica Porto Teen Academy

Os relvados, as salas de aula, os corredores e os laboratórios da Universidade Católica no Porto encheram-se de estudantes do secundário. Para quê? Para participarem no desafio lançado pela Católica Porto Teen Academy: mergulhar num ambiente universitário que lhes permitiria descobrir o mundo das profissões.

Cerca de 300 estudantes do ensino secundário participaram na edição de 2022 da Católica Porto Teen Academy. De todo o país, em regime online ou presencial, os estudantes participaram em 10 cursos, promovidos pelas seis faculdades da Universidade Católica no Porto: Católica Porto Business School, Escola das Artes, Escola do Porto da Faculdade de Direito, Escola Superior de Biotecnologia, Faculdade de Educação e Psicologia e Instituto de Ciências da Saúde (Porto).

O programa “Young Enterprise” deu a oportunidade aos estudantes de conhecerem de perto o mundo dos negócios e de criarem, em grupo, o seu próprio projeto; o “À descoberta do Direito” permitiu explorar as diversas áreas do mundo do direito para quem um dia pode vir a ser advogado, juiz, jurista ou inspetor da polícia judiciária; o “Experimenta com Ciência” permitiu a oportunidade de fazer experiências em laboratório e de conversar com investigadores; o “Nursing Academy: best way to choose a future” deu a conhecer o fascinante mundo da enfermagem através da simulação de algumas das experiências vividas pelos enfermeiros; e o programa “#Psicologiasemfiltros” permitiu mostrar o que é ser psicólogo no mundo atual e quais as áreas de atuação. Nas artes, os cursos “Imagens Sonoras”, “Os segredos das obras de arte” e “Cinema: dos bastidores ao grande ecrã” levaram os estudantes do secundário a mergulhar num conjunto de áreas artísticas distintas e a encontrar a sua vocação.

Foram muitas as partilhas, os projetos que nasceram e a sensação de que se criaram experiências que ajudarão na decisão de que curso ou profissão abraçar num futuro próximo.

A viagem à Descoberta do Mundo das Profissões regressa em 2023 para mais atividades intensas e desafiantes.

Galeria de Fotografias

21-07-2022