Francisca Guedes de Oliveira indicada para administradora do Banco de Portugal

Francisca Guedes de Oliveira, docente da Católica Porto Business School (CPBS), foi indicada para administradora do Banco de Portugal (BdP).

No recente comunicado do Ministério das Finanças para a administração do Banco de Portugal foram indicados como vice-governadores Clara Patrícia Costa Raposo, atual presidente do ISEG Lisbon School of Economics e Luís Máximo dos Santos, propondo-se a sua recondução no cargo.

Como administradores foram indicados Francisca Guedes de Oliveira, professora na Católica Porto Business School; Helena Maria de Almeida Martins Adegas, atual diretora do Departamento de Mercados do Banco de Portugal; e Rui Miguel Correia Pinto, atual administrador da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários cujo mandato termina este ano.

Uma vez designados para as respetivas funções, juntar-se-ão ao governador Mário Centeno, e administrador Hélder Rosalino.

Francisca Guedes de Oliveira é Vogal do Conselho de Administração da AICEP desde janeiro de 2021. É também Professora Associada na Católica Porto Business School (CPBS) da Universidade Católica Portuguesa no Porto, onde leciona Macroeconomia e Geopolítica e onde, entre outras, já lecionou Matemática, Econometria e Estatística. Entre 2021 e 2022 foi vice-comissária da participação Portuguesa na Expo 2020 Dubai. Doutorada em Economia, tem interesses de investigação em Economia Política e Economia Pública com comunicações em diversas conferências internacionais. Até setembro de 2013 foi diretora do mestrado em business economics e de 2013 a 2020 assumiu a função de diretora adjunta para os programas de mestrado e de gestão do corpo docente da CPBS. É, desde 2015 membro do conselho científico e estratégico do Instituto de Políticas Públicas. Fez parte, entre 2015 e 2020, do conselho de administração da EDPR e entre 2017 e 2020 foi membro da comissão de auditoria e de partes relacionadas desta mesma instituição. Em 2020 foi presidente do conselho fiscal do Unilabs Portugal. Em 2015, fez parte do grupo de trabalho que preparou o contexto Macroeconómico para o Partido Socialista e em 2019 coordenou o grupo de trabalho que desenvolveu o estudo sobre os Benefícios Fiscais em Portugal.

Recorde a entrevista de Francisca Guedes de Oliveira, publicada em abril de 2022.  

pt
21-09-2022