Diretor da Escola das Artes integra júri da representação oficial portuguesa na Bienal de Arte de Veneza 2022

Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da Universidade Católica no Porto, integra a comissão de apreciação de candidaturas ao concurso limitado para a escolha do projeto curatorial e expositivo da representação de Portugal na 59.ª Bienal de Arte de Veneza, que terá lugar em 2022. Os curadores convidados a apresentar candidatura são Bruno Leitão, Filipa Oliveira, Paula Nascimento, Sara Antónia Matos e a dupla constituída por João Mourão e Luís Silva.

Segundo a Direção-Geral das Artes: “Os projetos devem relacionar-se com o tema "The Milk of Dreams/Il latte dei sogni", proposto pela comissária-geral da Bienal, Cecilia Alemani, cuja inspiração surgiu do livro com o mesmo nome, "The Milk of Dreams", da artista surrealista Leonora Carrington. Os projetos candidatos deverão ainda ter em conta objetivos como a dinamização da internacionalização das artes e da cultura portuguesa através da cooperação com outros países; a valorização da dimensão educativa e da sensibilização para a cultura através de boas práticas de mediação de públicos; a sustentabilidade ambiental e a implementação de boas práticas ecológicas; o fomento da pesquisa e experimentação artísticas como práticas inovadoras do desenvolvimento e do conhecimento; a promoção da acessibilidade física, social e intelectual de todos os profissionais envolvidos nos projetos artísticos e dos respetivos públicos.”

Além de Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes, a comissão de apreciação dos candidatos é constituída por Sofia Isidoro, da Direcção-Geral das Artes (DGArtes), que coordena, por Ana Cristina Cachola, professora convidada na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, e a especialista Giulia Lamoni, como membros efectivos, e por Catarina Rosendo e Constanza Ronchetti, como suplentes.

A Representação Oficial Portuguesa na 59.ª Exposição Internacional de Arte - La Biennale di Venezia 2022 decorrerá entre 23 de abril e 27 de novembro de 2022. Em 2022, Portugal passará a ocupar em Veneza o Palazzo Franchetti, com uma superfície expositiva de 500 metros quadrados. As candidaturas terminam a 24 de setembro.

pt
20-08-2021