Sessão de abertura do ano letivo e cerimónia nacional de entrega de diplomas

A primeira cerimónia de Graduação Nacional dos Diplomados no ano letivo de 2019-2020 e a sessão de abertura do ano letivo 2021-2022 da Universidade Católica Portuguesa decorreu a 6 de setembro, no Auditório Cardeal Medeiros, em Lisboa, com transmissão online.

A cerimónia começou com um pequeno momento musical seguido da intervenção da Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, que começou por referir que a cerimónia se tratou da primeira cerimónia nacional de graduação da história da instituição, unindo os pólos do Porto, Braga, Viseu e Lisboa.

Isabel Capeloa Gil assumiu a “retoma da atividade presencial” na universidade, felicitou os graduados e os novos estudantes e reforçou a missão da Católica: “almejar qualidade e excelência não é narrativa, é missão da Universidade Católica Portuguesa.”

Maria Caetano, alumna da Universidade Católica Portuguesa, que integrou a equipa portuguesa de hipismo nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, fez igualmente uma intervenção nesta cerimónia, que contou também com testemunhos de estudantes e antigos alunos de cada um dos pólos da Universidade em Portugal.

Do Centro Regional do Porto, marcou presença uma alumna da licenciatura em Microbiologia da Escola Superior de Biotecnologia. “A Universidade Católica foi mais que uma faculdade. Nos três anos em que me licenciei tive o prazer de chamar a este lugar Casa.  A universidade não foi só o local onde obtive a minha licenciatura, foi também um local de desenvolvimento pessoal e de crescimento enquanto cidadã”, partilhou.

D. Manuel Clemente, na sessão de encerramento da cerimónia, destacou o esforço de toda a comunidade da Católica realizado durante a crise pandémica e felicitou a universidade por ser uma “ótima expressão do valor da universidade como tal”. “Neste momento, e lembrando o valor da instituição universitária e sublinhando o estofo dos seus protagonistas, só posso dar a todos e a cada um os meus sinceros parabéns. Parabéns à Universidade Católica Portuguesa”, concluiu.

A cerimónia, presidida por D. Manuel Clemente, o Magno Chanceler da Universidade, contou, também, com a presença de Aníbal Cavaco Silva, Professor e Ex-Presidente da República Portuguesa, e do Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, banco parceiro da UCP, Paulo Macedo, e A Universidade Católica Portuguesa é uma instituição de referência em Portugal, com uma reputação de excelência, uma investigação de alto nível e uma forte ligação à sociedade. De referir que pelo 3º ano consecutivo, a Times Higher Education – THE colocou a Universidade Católica Portuguesa em 1º lugar, entre as 12 instituições de Ensino Superior nacionais.

Com mais de 11 mil estudantes em cursos conferentes de grau e mais de 7 mil em cursos não conferentes de grau, a Universidade Católica Portuguesa está presente em Lisboa, Porto, Braga e Viseu, num total de 17 unidades académicas e 14 centros de investigação.

09-09-2021