Católica no Porto distingue projetos interdisciplinares inovadores e de elevado impacto social

Um novo bioproduto com potencial neuroprotetor e as políticas públicas verdes são os temas dos dois projetos vencedores da 2ª edição do concurso de projetos de investigação interdisciplinar promovido pela Universidade Católica no Porto. Ambos os projetos se propõem a fazer uso da interdisciplinaridade, enquanto chave essencial para o desenvolvimento de soluções inovadoras e de elevado impacto social.

O projeto de investigação B4Brain, liderado pelo Human Neurobehavioral Laboratory da Faculdade de Educação e Psicologia e que conta com a participação do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), da Escola Superior de Biotecnologia, do Centro Estudos em Gestão e Economia (CEGE) e do Centro de Investigação interdisciplinar em Saúde (CISS), do Instituto de Ciências da Saúde, pretende desenvolver um novo bioproduto com potencial neuroprotetor, acoplado de uma tecnologia inovadora de entrega e libertação (microtecnologia de encapsulação) para prevenção e terapêutica de doenças neurodegenerativas.

O projeto “Designing Green Contract Mechanisms between Government and Private Sector to Combat Environmental Challenges Based on the System-of-Systems Approach”, coordenado pelo Centro de Estudos em Gestão e Economia (CEGE), da Católica Porto Business School, e que conta com a participação do Centro de Estudos e Investigação em Direito (CEID), da Escola do Porto da Faculdade de Direito, pretende avaliar a cooperação entre os setores público e privado relativamente à definição de políticas públicas verdes.

Célia Manaia, vice-presidente da Universidade Católica no Porto, afirma que, “através deste concurso e da consequente atribuição de financiamento aos projetos vencedores, a Católica no Porto pretende promover a inovação ao serviço do bem-comum.

O campus da Católica no Porto é um mar sem fim de possibilidades. A multidisciplinaridade define-nos e coloca-nos na linha da frente da produção de conhecimento. Aqui cruzam-se saberes, trocam-se ideias, aqui criam-se possibilidades improváveis de elevado impacto,” acrescentou.

28-07-2022