06.03.2021 10:00
Universidade Católica Portuguesa - Porto

06.03.2021 10:00 V Encontro Nacional de Docentes e Investigadores do Ensino Superior, com D. Manuel Clemente Link: https:///pt/central-eventos/v-encontro-nacional-docentes-e-investigadores-ensino-superior-com-d-manuel-clemente

Universidade Católica Portuguesa - Porto

Apresentação do Encontro

Promovido pelo Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior (SNPES), o V Encontro Nacional de Docentes e Investigadores do Ensino Superior é um evento que ocorre de dois em dois anos e que, na sua última edição, em 2019, contou com a presença de mais de uma centena de professores e investigadores que, em Fátima, refletiram sobre o “Discernir para Agir” no exercício da missão académica.

Na edição deste ano, convidamos os docentes e investigadores do Ensino Superior a refletir sobre o tema “Diálogos e valores no Ensino Superior”, à luz da mais recente Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, que propõe uma educação de irmãos para formar irmãos.

Na Carta Encíclica, o Santo Padre destaca a Educação como uma atividade essencial do conhecimento, do relacionamento e da construção de cada um de nós, reforçando a necessidade urgente de educar as gerações mais novas para a cultura do encontro, para que, deste gesto, resulte um mundo mais fraterno e solidário.

Neste contexto, torna-se, assim, determinante, que os educadores e formadores fomentem juntos os valores da verdade e fraternidade pela cultura do diálogo, num espaço tão privilegiado como é o Ensino Superior, que lhes concede a nobre tarefa de contribuir para a dimensão moral, espiritual e social dos seus alunos.

O evento contará com a singular e prestigiada orientação do D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, que em conversa moderada pelo jornalista da Rádio Renascença, Pedro Filipe Silva, nos ajudará a refletir sobre o tema deste encontro.