Tertúlia na Biotecnologia: Literacia alimentar e nutricional – o papel do nutricionista na indústria alimentar

20.04.2021 17:30
Escola Superior de Biotecnologia

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

20.04.2021 17:30 Tertúlia na Biotecnologia: Literacia alimentar e nutricional – o papel do nutricionista na indústria alimentar Link: https:///pt/central-eventos/tertulia-na-biotecnologia-literacia-alimentar-e-nutricional-papel-nutricionista-na

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto

A Escola Superior de Biotecnologia organiza anualmente o Ciclo de Tertúlias na Biotecnologia. Uma oportunidade única para formação e reflexão, em contacto com especialistas que se associam à dinâmica de relação da Escola Superior de Biotecnologia com a comunidade.

A segunda Tertúlia na Biotecnologia de 2021 irá realizar-se, este ano em versão online, a 20 de abril, pelas 17h30, com Ana Leonor Perdigão, Nutrition, Health and Wellness manager da Nestlé Portugal.


Ana Leonor Perdigão

O evento é gratuito.

Sinopse:
O impacto dos hábitos alimentares na saúde e qualidade de vida da população tem vindo a ganhar extrema importância, sendo em Portugal o terceiro fator responsável pela perda de anos de vida saudável, de acordo com o Global Burden of Disease Study 2017 (IHME). Os consumidores estão muito mais atentos e exigentes no que respeita aos alimentos que lhes são disponibilizados, embora, na maioria dos casos, não estejam ainda disponíveis para abdicar do sabor e da experiência sensorial. A embalagem é, por vezes, o primeiro – muitas vezes o único e quase sempre o principal – meio de contacto entre as partes. Por isso, as listas de ingredientes, as declarações nutricionais e, principalmente, as alegações nutricionais e de saúde, deverão ajudar o consumidor a decidir qual o produto mais adequado para si e a não criar falsas expectativas. O nutricionista é o profissional que melhor pode fechar o ciclo entre a legislação, as questões de saúde pública e o que será relevante para o consumidor. Esta comunicação deve ser clara e objetiva, baseada na evidência científica, mas capaz de permitir ao consumidor tomar as melhores decisões. Esta é, sem dúvida, uma área aliciante, em permanente evolução e na qual o nutricionista tem um papel de grande impacto na saúde pública.

 

Para mais informações contactar escolas@porto.ucp.pt