17.06.2022 14:15
Faculdade de Direito | Online

17.06.2022 14:15 InfoDays | Projeto Step-Up Protection: Mobilidade transnacional - Direitos e deveres dos trabalhadores Link: https:///pt/central-eventos/infodays-projeto-step-protection-mobilidade-transnacional-direitos-e-deveres-dos-1

Universidade Católica Portuguesa - Porto | Online

No próximo dia 17 de junho, entre as 14h15 e as 16h00, decorrerá online, a 6.ª sessão dos Infodays sobre o destacamento internacional de trabalhadores. Neste caso, o evento é destinado, primacialmente, a associações sindicais e trabalhadores. Na mesma ocasião, haverá lugar a uma sessão de esclarecimento sobre o objeto, propósito e desenvolvimento do projeto internacional, em que este evento se insere.

Este projeto tem a designação STEP UP - “Stepping Up the European Cooperation and Communication among Public & Private Organizations for the Protection of Posted Worker's Rights”. Centrado no fenómeno do destacamento internacional de trabalhadores, visa aferir a aplicação das mais recentes normas de direito da União Europeia (UE) no âmbito da migração laboral, o impacto das mesmas na atividade empresarial, bem como analisar o papel específico desempenhado pelas autoridades inspetivas neste domínio.

O objetivo destes Infodays consiste na partilha de informação sobre as obrigações das entidades empregadoras e os direitos dos trabalhadores em matéria de destacamento. Os temas a tratar serão o enquadramento geral da matéria do destacamento, a análise dos procedimentos administrativos exigidos em Portugal, as condições de trabalho e os direitos que devem ser garantidos aos trabalhadores destacados, o enquadramento das inspeções e práticas das autoridades inspetivas, bem como as eventuais sanções aplicáveis.

A estrutura adotada parte de duas apresentações, uma realizada por um investigador ligado ao projeto e outra por um representante da ACT, entidade parceira no projeto, seguindo-se um período de debate em que pretendemos ouvir as dúvidas e problemas com que os empregadores se confrontam neste domínio, contributo muito importante para ser integrado nos resultados finais do projeto.

Moderação : Professora Milena Rouxinol

HorárioTemaOrador
14H15Destacamento de trabalhadores na U.E. – entre liberdade de prestação de serviços e regulaçãoAntónio Frada de Sousa, Professor Auxiliar da Escola do Porto da Faculdade de Direito da UCP e Advogado
14H35Mobilidade transnacional - Direitos e deveres dos trabalhadoresInspetor do Trabalho na Autoridade para as Condições do Trabalho
15H15Debate

Evento gratuito, sujeito a inscrição prévia.