Faculdade de Teologia acolhe congresso luso-espanhol de teologia moral

30.06.2022 08:45 — 01.07.2022 12:15
Faculdade de Teologia | Sala EBI011 | Edifício de Biotecnologia / Biotechnology Building

30.06.2022 08:45 01.07.2022 12:15 Faculdade de Teologia acolhe congresso luso-espanhol de teologia moral Link: https:///pt/central-eventos/faculdade-teologia-acolhe-congresso-luso-espanhol-teologia-moral

Universidade Católica Portuguesa - Porto | Sala EBI011

Nos dias 30 de junho e 1 de julho, a Faculdade de Teologia acolhe, no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, o Congresso bi-anual da ATIEM, Associação Teológica Ibérica para o Estudo da Moral. A associação foi criada em 2018 e sucede a outra tentativa que já tinha de a fundar há cerca de meio século.

A teologia moral de hoje conhece um novo incremento devido a vários factores. Vive um tempo de pacificação que lhe foi proporcionada pelo ambiente do pontificado de Francisco. Assim, pode ver aparecer diversas redes de associação, tanto a nível mundial como de âmbito nacional. A ATIEM foi criada por professores e professoras de idades muito diferentes e de diversas condições. Tem como presidente um teólogo leigo, José Manuel Caamaño, professor leigo da Universidade de Comillas de Madrid. Vários portugueses integram a associação.

Durante os dois dias de estudo, será debatido o tema geral “Perspectivas de teologia moral do futuro”. Miguel Yanez, da Universidade Geregoriana de Roma, Gonzalo Rodriguez, da Pontifícia de Salamanca, José Maria Pardo, de Pamplona, Carmen Massé, de Comillas, Jorge Cunha e outros, tentarão dar corpo a esta reflexão sobre as dimensões éticas da fé e o seu futuro.

Este encontro sucede a outro que teve lugar durante o tempo da pandemia que se ocupou de pensar a teologia moral segundo a perspectiva do Papa Francisco.

D. Manuel Linda, Bispo do Porto, falará aos congressitas no encerramento do congresso, pelas 12h30 horas do dia 1 de Julho, sexta-feira.

O evento é de entrada livre.