Encontro "A Bioética como lugar de interdisciplinaridade"

25.01.2021 12:00
Universidade Católica Portuguesa - Porto

25.01.2021 12:00 Encontro "A Bioética como lugar de interdisciplinaridade" Link: https:///pt/central-eventos/encontro-bioetica-como-lugar-interdisciplinaridade

Universidade Católica Portuguesa - Porto

A próxima sessão do Ano Laudato si’ na Universidade Católica Portuguesa é dedicada ao tema "A Bioética como lugar de interdisciplinaridade". Esta sessão será dinamizada pelo Professor Bruno Nobre, Coordenador do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, que explorará o tema “Bioética e ecologia integral”; pelo Doutor Pablo Hernández-Marrero, Investigador no Centro de Estudos em Gestão e Economia e no Instituto de Bioética, que refletirá em torno do tema “Bioética global: problemas, respostas, direitos humanos e discurso ético”; e pela Doutora Sandra Martins Pereira, Diretora do Instituto de Bioética e Investigadora Principal FCT do Centro de Estudos em Gestão e Economia, que se focalizará no tema “ética de cuidado na relação com a pessoa doente e/ou vulnerável”.

A encíclica Laudato si’ constitui-se como uma exortação que convida a uma abordagem de bioética global. Nesta sessão estabelecer-se-ão pontes entre diferentes percursos e áreas do saber de modo a desenvolver uma perspetiva verdadeiramente interdisciplinar sobre as questões éticas aplicadas à saúde e à vida humana, a nível individual, populacional e global. Nas palavras do Santo Padre Francisco «É preciso revigorar a consciência de que somos uma única família humana. Não há fronteiras nem barreiras políticas ou sociais que permitam isolar-nos e, por isso mesmo, também não há espaço para a globalização da indiferença.» (Laudato si’, 52).