“Dos Infernos”, uma conversa sobre a cor vermelha

03.10.2019 18:00
Escola das Artes | Auditório Ilídio Pinho | Edifício das Artes / Arts Building | Campus Foz

03.10.2019 18:00 “Dos Infernos”, uma conversa sobre a cor vermelha Link: https:///pt/central-eventos/dos-infernos-uma-conversa-sobre-cor-vermelha

Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz | Auditório Ilídio Pinho

© Oficina Arara

3 OUT - 18H00 - Auditório Ilídio Pinho
“Dos Infernos”
Uma conversa sobre a cor vermelha, o desejo, a maldade e a maldição
com Júlio Machado Vaz e Bruno Vieira Amaral.
Moderação de Nuno Camarneiro.

Por ocasião do encerramento da primeira de três exposições dedicadas às cores (Vermelho, Verde e Azul), convidamos o psiquiatra e comunicador Júlio Machado Vaz e o escritor Bruno Vieira Amaral para juntos discutirmos a ideia de Inferno.

O subtítulo desta primeira exposição – Vermelho, a cor que arde, remete-nos imediatamente para a ideia de Inferno, de expiação, de maldição, que podem bem ser os outros, como afirmava Sartre, mas muitas vezes somos nós mesmos, com todos os nossos medos, desejos e falências. Da arte à literatura, passando pela ciência e pela religião vamos explorar os vários infernos humanos e tentar descobrir onde estes se escondem.

Júlio Machado Vaz
Nasceu no Porto, em 1949, e é médico psiquiatra e sexólogo.
Doutorou-se em Psicologia Médica e foi Professor auxiliar do Departamento de Ciências do Comportamento da Universidade do Porto. Atualmente, é vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Em 2006, foi feito Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. É autor de quase duas dezenas de livros e tem sido uma presença assídua na comunicação social. Foi um dos responsáveis pelo programa ”Sexualidades” e tem vindo a marcar gerações na rádio com “O Sexo dos Anjos”, “O Amor É”, e, mais recentemente, com o programa “Old Friends”.

Bruno Vieira Amaral
Nasceu em 1978. Formou-se em História Contemporânea pelo ISCTE e é crítico literário, ensaísta e romancista. O seu primeiro romance, As Primeiras Coisas, foi distinguido com o Prémio PEN CLUBE Narrativa, Prémio Literário Fernando Namora e Prémio Literário José Saramago, em 2015. Em 2016, Bruno Vieira Amaral foi nomeado uma das Dez Novas Vozes da Europa (Ten New Voices from Europe), escolha dos jurados da plataforma Literature Across Frontiers. O seu segundo romance, Hoje Estarás Comigo no Paraíso (Quetzal, 2017), recebeu o prémio Obras Tabula Rasa 2016-2017 na categoria de ficção, alcançou o segundo lugar do Prémio Oceanos 2018. Em 2018, foram reunidos os seus melhores textos dispersos no volume Manobras de Guerrilha.

Nuno Camarneiro
Professor universitário e escritor, licenciou-se em Engenharia Física, trabalhou no CERN e doutorou-se em Florença em Ciências aplicadas ao Património Cultural. Foi o vencedor do prémio LeYa 2012.