Histórico

A Cátedra Poesia e Transcendência [CPT] | Sophia de Mello Breyner Andresen foi instituída no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa em 2006, com um carácter multidisciplinar e intercultural, e com o objetivo de estudar as relações entre poesia e transcendência em autores portugueses e estrangeiros.

Entre 2006 e 2013, a Cátedra de Sophia [como é conhecida] foi dirigida por Arnaldo de Pinho, professor catedrático jubilado da Faculdade de Teologia da UCP. Durante esse período foram organizados dois seminários: nos cinquenta anos de vida literária de Fernando Echevarría [2006] e nos trinta anos da morte de Ruy Belo [2008].

Em 2013, por indicação de Arnaldo de Pinho, Joaquim Azevedo nomeou José Rui Teixeira diretor e presidente do Conselho Científico.

Desde então, a CPT organizou, coorganizou ou fez-se representar em quase cem iniciativas de natureza académica e cultural; desenvolveu e participou em projetos de investigação; protocolou parcerias com instituições europeias e sul-americanas [outras cátedras, institutos, associações e centros de investigação]; coordenou cientificamente cursos e edições.

No dia 6 de novembro de 2013, no 94.º aniversário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, a CPT reapresentou-se à comunidade académica do Centro Regional do Porto da UCP, com intervenções de Arnaldo de Pinho e de José Rui Teixeira, e com uma evocação da memória de Sophia por Maria João Reynaud.

Destacamos aqui alguns dos acontecimentos mais relevantes:

 


TRIÉNIO 2014-2016


Organização do Colóquio “Os versos de luz por escrever”, no 85.º aniversário da morte de Guilherme de Faria. UCP Porto, 4 de janeiro de 2014.

Representação nas VII Jornadas de Cultura Hispano-Portuguesa: “O Tema do Homem na Literatura Hispano-Portuguesa Contemporânea”, organizadas pelo Instituto de Pensamiento Iberoamericano. Universidad Pontificia de Salamanca, 8-9 de maio de 2014.

Organização do Colóquio “Um outro longe”, no 10.º aniversário da morte de Sophia de Mello Breyner Andresen. Evocação da memória de Sophia por Valter Hugo Mãe. UCP Porto, 1 de julho de 2014.

Representação na cerimónia de Concessão de Honras de Panteão Nacional a Sophia de Mello Breyner Andresen, 2 de julho de 2014.

Assinatura de um convénio com o propósito de regular a cooperação académica e cultural com o Instituto de Pensamiento Iberoamericano, da Universidad Pontificia de Salamanca, 14 de novembro de 2014.

Conferência de José Rui Teixeira: “O lugar de Deus na poesia contemporânea”, sessão organizada pelo Instituto de Pensamiento Iberoamericano. Universidad Pontificia de Salamanca, 6 de março de 2015.

Organização do I Colóquio Internacional Poesia e Transcendência: “Estética e Mística”. Entre os conferencistas, o poeta argentino Hugo Mujica e o filósofo espanhol Miguel García-Baró. UCP Porto, 2-4 de julho de 2015.

Representação no Colloque international “Femmes oubliées dans les arts et les lettres au Portugal [XIXe-XXe siècles]”, organizado pelo Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains [Études Lusophones]. Université Paris-Sorbonne, 15 de outubro de 2015.

Representação no Colóquio “Textualidade[s] & Memória[s]: permanência, rotura, controvérsia”, organizado pelo Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 20 de novembro de 2015.

Representação no Colloque international “Paris, Mário de Sá-Carneiro et les autres”, organizado pelo Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains [Études Lusophones]. Université Paris-Sorbonne, 15 de abril de 2016.

Conferência de José Rui Teixeira: “Literatura & Deus”, no âmbito do projeto Literatura & Etc., Perpetuum mobile: Poéticas da Errância na Literatura e na Cultura, desenvolvido pelo Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro, 27 de abril de 2016.

Coorganização [com o Instituto de Pensamiento Iberoamericano] das VIII Jornadas de Cultura Hispano-Portuguesa: “Poesia e Filosofia de Fronteira: diálogos e intertextualidades”. Universidad Pontificia de Salamanca, 5-6 de maio de 2016.

Em Buenos Aires, a CPT integrou a Asociación Latinoamericana de Literatura y Teología. Nos dias seguintes, esteve representada no VI Congreso Internacional de Literatura, Estética y Teología: “El amado en el amante: figuras, textos y estilos del amor hecho historia”. Pontificia Universidad Católica Argentina, Buenos Aires, 16-19 de maio de 2016.

 


TRIÉNIO 2017-2019


Coorganização [com a Faculdade de Teologia da UCP] do Colóquio internacional “Homenagem a Raul Brandão nos 150 anos do seu nascimento e no centenário de Húmus”. UCP Porto, 15-16 de março de 2017.

Representação no Congresso Internacional do Triénio Pascoalino, organizado pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Centro Cultural de Amarante, 31 de março de 2017.

Organização do II Colóquio Internacional Poesia e Transcendência: “Nascidas do sangue das palavras” [vozes e universos poéticos femininos]. Destacam-se as intervenções de Ana Paixão, José Tolentino Mendonça, Daniela Camacho, María Negroni e Miriam Reyes. UCP Porto, 2 de maio de 2017.

Organização da sessão “Um texto indefeso”, com os escritores Jorge Melícias, Rui Nunes e Valter Hugo Mãe. UCP Porto, 16 de setembro de 2017.

José Rui Teixeira apresentou o livro ‘Pequeno caminho das grandes perguntas’, de José Tolentino Mendonça. Porto de Encontro: “À conversa com escritores”, Porto Editora. Teatro Nacional São João [Porto], 7 de outubro de 2017.

Representação no Congresso Internacional “1867 – um ano de gigantes”, organizado pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Biblioteca Nacional de Portugal [Lisboa], 23 de outubro de 2017.

Representação na VII Xunta d’Escritores Asturianos: “En perspectiva. La lliteratura asturiana vista dende fuera”. Teatru Riera, Villaviciosa [Astúrias], 29 de outubro de 2017.

Representação nas IX Jornades de Cultura Portuguesa, organizadas pela Cátedra Mário Cesariny [da Universitat de les Illes Balears] e Instituto Camões. Palma de Maiorca, 12 de dezembro de 2017.

Representação no Colóquio Internacional no Centenário do Nascimento de Dalila Pereira da Costa, organizado pelo Instituto de Filosofia da FLUP e Faculdade de Teologia da UCP. Faculdade de Letras da Universidade do Porto e UCP Porto, 4-6 de março de 2018.

Coorganização [com o Instituto de Pensamiento Iberoamericano] das IX Jornadas de Cultura Hispano-Portuguesa: “Iberismo e identidade cultural ibérica”. Universidad Pontificia de Salamanca, 10-11 de maio de 2018.

No Rio de Janeiro, a CPT participou na Assembleia Geral da Associação Latino-americana de Literatura e Teologia. Nos dias seguintes, esteve representada no VII Congresso Internacional de Literatura e Teologia: “Teopoética: Mística e Poesia”. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 25-28 de setembro de 2018.

Organização do Colóquio “Lembranças de não sei onde, Saudades de não sei quando”, no 111.º aniversário do nascimento do poeta Guilherme de Faria. UCP Porto, 6 de outubro de 2018.

Coorganização [com as Cátedras José Saramago, da Universitat Autònoma de Barcelona, e Mário Cesariny, da Universitat de les Illes Balears] do Colóquio internacional “Centenário das conferências que Teixeira de Pascoaes proferiu no Institut d’Estudis Catalans, em Barcelona”. EOI Barcelona-Drassanes, 26 de outubro de 2018.

Representação na inauguração da Casa de la Poesía San Juan de la Cruz, no CITeS – Universidad de la Mística, Ávila, 15 de novembro de 2018.

Conferência de José Rui Teixeira: “‘No tempo divido’: mistagogia da temporalidade na poesia de Sophia”, numa evocação da memória de Sophia Mello Breyner Andresen, organizada pela Maison du Portugal. Cité Internacionale Universitaire de Paris, 24 de março de 2019.

Organização da sessão “Literatura e Soteriologia”, com os escritores Miriam Reyes, Rui Nunes e Valter Hugo Mãe. UCP Porto, 30 de março de 2019.

Conferência de José Rui Teixeira: “A visão do Paraíso de Dante”, numa sessão organizada pela Associazione Socio Culturale Italiana del Portogallo – Dante Alighieri. Igreja dos Clérigos [Porto], 3 de maio de 2019.

Coorganização [com o Departamento de Estudos do Santuário de Fátima] do Colóquio “A poética de Fátima”. UCP Porto, 18 de maio de 2019.

Coorganização [com a Associação Casa Daniel e a Câmara Municipal de Tabuaço] do Colóquio “Se acender a luz não morrerei sozinho”, no vigésimo aniversário da morte de Daniel Faria. Tabuaço, 8-9 de junho de 2019.

Representação nas Jornadas “Celebrar Sophia no centenário do seu nascimento”, organizadas pela Cátedra Mário Cesariny, da Universitat de les Illes Balears. Palma de Maiorca, 2-3 de outubro de 2019.

Representação no Colóquio Internacional “Sophia e o Nome das Coisas. Pensamento e obra de Sophia de Mello Breyner Andresen”, organizado pelo Instituto de Filosofia da FLUP. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 6 de novembro de 2019.

Organização do I Colóquio internacional TEOTOPIAS: “Trazida ao espanto da luz”, no centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen. Neste contexto, foi apresentada uma medalha comemorativa do centenário do nascimento de Sophia: “Trazida ao espanto da luz”, da autoria de Avelino Leite. UCP Porto, 8-9 de novembro de 2019.

Organização do encontro de poetas “Equinócio de outono”, com Carlos Alberto Braga, Jorge Melícias, Jorge Teixeira, José Pedro Angélico, Martín López-Vega e Valter Hugo Mãe. UCP Porto, 23 de novembro de 2019.

Representação nas IV Jornadas Internacionais José Saramago, organizadas pela Cátedra José Saramago, da Universidade de Vigo. Pontevedra, 2-4 de dezembro de 2019.

 


TRIÉNIO 2020-2022


Coordenação da aula aberta: “Daniel Faria: poesia e transcendência”. Faculdade de Teologia, UCP Braga, 7 de janeiro de 2020.

Coordenação da primeira aula aberta: “Cristianismo e Literatura: uma leitura dos ‘Contos Exemplares’ de Sophia”. Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão. Escola de Direito. UCP Porto, 12 de março de 2021.

Coorganização [com as Cátedras José Saramago (da Universitat Autònoma de Barcelona) e Mário Cesariny (da Universitat de les Illes Balears)] no III Congresso Internacional “Palavra – Imagem”, em homenagem a Artur do Cruzeiro Seixas. Universitat de les Illes Balears, Palma de Maiorca, 17 de março de 2021.

Conferência de José Rui Teixeira: “A Ibéria e a Europa nas perspetivas de António Sardinha, Fernando Pessoa e Mário Saa”, no ciclo de conferências internacionais “A Europa dos Escritores”. Câmara Municipal da Guarda e Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, Guarda, 8 de junho de 2021.

Coordenação da segunda aula aberta: “Cristianismo e Literatura: uma leitura dos ‘Contos Exemplares’ de Sophia”. Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão. Escola de Direito. UCP Porto, 8 de outubro de 2021.

Apresentação do livro de Gonçalo Cordeiro: ‘O Poeta-Teólogo Revisitações literárias do imaginário bíblico em alguma poesia portuguesa do século XX’. CRILUS e Cátedra Lindley Cintra. Université Paris-Nanterre, 23 de setembro de 2021.

Em Santiago do Chile [por videoconferência], a CPT participou na Assembleia Geral da Asociación Latinoamericana de Literatura y Teología. Nos dias seguintes, esteve representada no VIII Congreso Internacional de Literatura, Estética y Teología: “La salvación y sus rostros: teopoéticas del mal y la redención”. Pontificia Universidad Católica de Chile, 25-28 de outubro de 2021.

Organização do II Colóquio internacional TEOTOPIAS: “A violenta escuridão de se abeirar da luz”, no cinquentenário do nascimento de Daniel Faria. No dia 6 de novembro foi inaugurado o Memorial de Sophia: “Trazida ao espanto da luz”, da autoria de Avelino Leite. UCP Porto, 4-6 de novembro de 2021.

Coordenação científica da biblioteca de literatura memorial da editora Officium Lectionis, na qual foram publicados livros de José Antonio Ramos Sucre, Maria Eulália de Macedo, Guilherme de Faria, António Hartwich Nunes, António Pedro, José Bruges, José Duro e António Nobre, entre julho de 2021 e abril de 2022.