Universidade Católica Portuguesa envolvida em três projetos portugueses distinguidos com o Grande Prémio da União Europeia para o Património Cultural/EUROPA NOSTRA

O Centro de Conservação e Restauro da Universidade Católica Portuguesa - Porto e o Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, estiveram envolvidos em três projetos portugueses distinguidos com o Prémio da União Europeia para o Património Cultural/EUROPA NOSTRA, prémio anual considerado a mais alta distinção na Europa no campo do património histórico e cultural, nomeadamente:

Igreja de S. Pedro dos Clérigos- Porto - Prémio Europa Nostra 2017
O Centro de Conservação e Restauro da UCP coordenou os trabalhos de fiscalização da intervenção de conservação e restauro da Igreja e Torre dos Clérigos, que decorreu durante o ano de 2014.
A fiscalização foi executada por uma equipa multidisciplinar e incidiu sobre os trabalhos in situ - pedra, revestimentos em estuque, metais, talha - e no património móvel - pintura sobre tela, mobiliário e escultura.
Este projeto venceu o Prémio Vilalva da Fundação Calouste Gulbenkian em 2015 e o Prémio Europa Nostra de 2017 - Categoria Conservação.

Sé e Museu Diocesano de Santarém - Prémio Europa Nostra 2016
O Centro de Conservação e Restauro da UCP executou a intervenção de conservação e restauro e o estudo técnico e científico de um conjunto de pinturas e esculturas, incluindo um importante retábulo maneirista, proveniente da Igreja Matriz de Tancos, descoberto já num estado de degradação bastante avançado, nos anos 70, pelo Prof. Vitor Serrão, historiador de Arte.
Tratou-se de uma intervenção integrada na requalificação da Sé de Santarém, no âmbito da Rota das Catedrais, que culminou com a abertura do Museu Diocesano de Santarém, em Setembro de 2014.
Este projeto havia já vencido o Prémio Vasco Vilalva, da Fundação Calouste Gulbenkian em 2014.

Projeto “SOS Azulejo”- Grande Prémio Europa Nostra 2013
Projeto interdisciplinar desenvolvido pelo Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, criado e coordenado por Leonor Sá, investigadora do CECC, dedicado à salvaguarda e valorização do património azulejar português, ao qual foi atribuído, em 2013, o Grande Prémio da União Europeia para o Património Cultural/EUROPA NOSTRA.

15-05-2017