Simpósio promove debate sobre as melhores práticas internacionais de investigação clínica

No âmbito do projeto BERC-Luso, que envolve investigadores do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa - Porto, decorreu em Lisboa o Simpósio “As melhores práticas internacionais em matéria de investigação clínica: uma parceria com Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa”, que juntou autoridades, parceiros, juristas e embaixadores de países africanos lusófonos para analisar o quadro ético e regulamentar da investigação clínica. O evento reuniu mais de 200 participantes para analisar o quadro ético e regulamentar da investigação clínica e ficou marcado pela apresentação pública do Estudo ético-jurídico comparativo sobre as práticas internacionais e desafios legislativos.

De referir que o projeto BERC-Luso visa desenvolver e fortalecer nos 4 países de Língua Oficial Portuguesa, os sistemas nacionais de regulação de medicamentos e as capacidades para a revisão ética da investigação clínica, a fim de preservar o interesse da saúde pública, permitindo que a indústria farmacêutica prossiga a sua atividade, respeitando os valores éticos e culturais à luz da legislação internacional. Este projeto conta com 4 parceiros nacionais:  Cátedra da UNESCO, Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa; INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P; Ordem dos Farmacêuticos; CEIC – Comissão de Ética para a Investigação Clínica. O Simpósio realizou-se no dia 6 de junho, no Infarmed.

Julho 2019

05-08-2019