Projeto do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde aprovado pelo Corbel

O projeto PID 2277 intitulado “Molecular insight into Autism Spectrum Disorder (ASD)” foi aprovado pelo Consórcio Coordinated Research Infrastructures Building Enduring Life (Corbel) na primeira call que teve início em Novembro de 2016. O projeto proposto tem por objetivo encontrar pistas moleculares na saliva de crianças com diagnóstico de Doença do Espetro do Autismo, para permitir a estratificação destes indivíduos no sentido de direcionar e antecipar as intervenções terapêuticas. Este é o exemplo de um projeto que validará experimentalmente os biomarcadores identificados previamente pelas estratégias bioinformáticas estabelecidas no SalivaTec. O projeto resulta da integração do conhecimento e competências de duas áreas do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) da Universidade Católica Portuguesa: a Biomedicina e as Neurociências.

O projeto CORBEL financia o acesso a recursos altamente especializados incluindo o acesso a instalações e equipamentos bem como serviços especializados e deslocações. Os parceiros que irão participar neste projeto são o Biobanking and BioMolecular Resources Research InfrastructureEuropean Research Infrastructure Consortium (BBMRI-ERIC) através dos seus membros da Biomedical Research Foundation Academy of Athens e o Infrastructure for Systems Biology Europe através de dois dos seus membros o Molecular Cell Physiology mais precisamente o grupo de Systems Bioinformatics da Vrije University of Amesterdam e o Max Delbrueck Center for Molecular Medicine

21-02-2017