Pós-graduação em Cooperação recebe a Plataforma Portuguesa das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD)

 

No passado dia 19 de janeiro de 2018, a Pós-Graduação em Gestão de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento, coordenada pela ATES – Área Transversal de Economia Social, recebeu a visita do Dr. Paulo Costa, membro da Direção da Plataforma Portuguesa das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento. A Plataforma representa um grupo de 60 organizações registadas no Ministério dos Negócios Estrangeiros, a quem presta apoio a nível nacional e internacional.

Os temas em debate foram:

  • o papel das ONGD enquanto atores de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento no âmbito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável; 
  • a representatividade e legitimidade das ONGD portuguesas;
  • a relação entre a Plataforma Portuguesa das ONGD e outros atores da Cooperação Portuguesa;
  • o papel da Plataforma Portuguesa das ONGD na construção, implementação e monitorização das políticas públicas relativas à Cooperação para o Desenvolvimento, Educação para o Desenvolvimento e Ajuda Humanitária e Emergência.

No dia seguinte, dia 20, foi a vez de acolher dois especialistas em cooperação para o desenvolvimento, o Dr. Welena da Silva, ativista e docente da Faculdade de Direito da Guiné-Bissau, e a Dra. Ana Teresa Forjaz, consultora internacional com vasta experiência na coordenação de programas da União Europeia e da UNICEF.