Escola das Artes organiza exposição "Revelações - A Matéria da Arte sob o Olhar da Conservação e Restauro", na Fundação Manuel António da Mota

Org.: Escola das Artes / Conservação e Restauro.
Com o apoio da Fundação Manuel António da Mota

A conservação e restauro de bens culturais constitui uma área científica que se encontra no cruzamento das artes, das humanidades e das ciências. Desde que foi enquadrada no ensino superior que a investigação em conservação e restauro não tem cessado de se desenvolver e de pesquisar as melhores soluções para a protecção do património.

A salvaguarda, a valorização e a dinamização dos bens culturais constituem responsabilidade de actores específicos do tecido social e cultural, como são as instituições de ensino superior, os organismos que tutelam o património ou as empresas que operam neste ramo de actividade. No entanto, esta responsabilidade é partilhada pela sociedade em geral. A realização de uma exposição que desvenda os processos de conservação e restauro constitui um meio privilegiado para comunicar esta mensagem. A exposição será ainda uma excelente oportunidade para esclarecer aqueles que se encontram na fase de decisão de um curso superior, acerca do que podem esperar da formação neste domínio.

Núcleos expositivos: Da paleta pré-histórica até ao triunfo da química industrial / Os suportes usados nos objetos artísticos / Técnicas pictóricas e decorativas tradicionais / A dimensão microscópica e invisível na obra de arte.
Programa de dinamização da exposição: Workshops abertos ao público mediante inscrição; Mesa-redonda sobre reabilitação urbana.

Exposição patente até fim de julho de 2017.

07-06-2017