Conferência EUCHIS’13

EUCHIS 2013 - Conferência Internacional da Sociedade Europeia de Quitina

A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa é este ano a organizadora juntamente com o Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB), de uma das mais importantes conferencias internacionais relacionadas com a investigação e aplicação de Quitina e Quitosana - EUCHIS 2013 - International Conference of the European Chitin Society.

A quitina é um polissacárido encontrado nos esqueletos de insectos, crustáceos ou mesmo na estrutura de fungos. A quitina é composta por unidades de ß(1-4) da N-acetil-glucosamina, e é uma das mais importantes fontes de produção de quitosana. Estes polissacarídeos podem assim ser obtidos de subprodutos da indústria agro-alimentar e dependendo da sua estrutura possuem múltiplas propriedades (antimicrobiana, antinflamatória, anticolesterolémico, entre outras) permitindo assim diversificadas aplicações.

Devido à extensa aplicação da quitosana em diversas áreas - farmacêutica, agro-alimentar, biomédica, têxtil - surgiu em 2005 a Sociedade Europeia da Quitina (http://euchis.org/), que consiste numa organização não-lucrativa que tem como objectivo principal encorajar os estudos básicos e aplicados da quitina, quitosana e derivados.

Este congresso é organizado de dois em dois anos e este ano o Porto acolherá a 11ª Edição da Conferência (http://www.skyros-congressos.pt/euchis2013/) organizada pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (presidida pela Prof. Manuela Pintado) juntamente com o Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (presidida pelo Prof. Bruno Sarmento).

O envolvimento da Universidade Católica como organizador do evento atesta o extenso trabalho de investigação na área de quitosana que um grupo do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) tem desenvolvido ao longo dos últimos anos incluíndo o desenvolvimento e validação de novas soluções de aplicação na área agro-alimentar, biomédica e têxtil.

A conferência vai realizar-se na Alfandega do Porto, de 5 a 8 de Maio e irá cobrir os seguintes tópicos:

• Produção, modificação e caracterização da quitina e quitosano
  • Síntese enzimática, modificação e degradação da quitina e quitosano
  • Aplicações biomédicas
  • Aplicações na agricultura e nos alimentos
  • Aplicações na indústria e aspectos relevantes de regulamentação
03-05-2013