Ana Sofia Carvalho, diretora do IB, nomeada para o Grupo Europeu de Ética em Ciência e Novas Tecnologias

O Presidente da Comissão Europeia, Presidente Jean-Claude Juncker, acaba de nomear a Profª Doutora Ana Sofia Carvalho como membro deste Grupo Europeu, que conta com 15 individualidades, selecionadas entre cerca de 2.000 candidatos de todos os países membros, e que se ocupa de todos os aspectos da política e legislação europeia em que as dimensões ética, social e de direitos humanos se cruzam com os avanços científicos e tecnológicos.

O Grupo Europeu de Ética em Ciência e Novas Tecnologias (EGE), que trabalhará directamente com o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação Carlos Moedas, pretende através das suas opiniões e recomendações, apoiar a Comissão Europeia a encontrar as soluções que respeitem e encorajem o progresso científico e tecnológico mas que preservem intactos os valores que são fundamentais na vida e na cultura da Europa, a partir dos direitos humanos inalienáveis.

A Professora Ana Sofia Carvalho é Diretora do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, é membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e tem um sólido percurso científico, com investigação que vai da biotecnologia às questões éticas da saúde e da integridade científica. O Instituto que dirige é a única instituição universitária dedicada exclusivamente ao ensino, investigação e difusão da Bioética e os seus investigadores estão envolvidos em diferentes projetos de investigação a nível nacional e europeu.

Carta de nomeação »»

28-03-2017