Alunos, pais e professores juntam-se à Católica na 2ª Edição do Open Day

Mais de 250 diretores de escolas, professores, pais e alunos do secundário estiveram no campus Porto da Universidade Católica para participar na 2ª Edição do Católica Open Day. Uma iniciativa que se realizou no dia 19 de fevereiro, em simultâneo nos quatro campi da Universidade: Lisboa, Porto, Braga e Viseu.

A tarde começou com uma mostra da oferta formativa de todas as Unidades Académicas que fazem parte da Católica no Porto: Escola das Artes; Instituto de Bioética; Escola Superior de Biotecnologia; Católica Porto Business School; Instituto de Ciências da Saúde – Enfermagem; Faculdade de Direito – Escola do Porto; Faculdade de Educação e Psicologia; e Faculdade de Teologia. Foram muitas as questões, mas mais ainda os sorrisos e a vontade de aprender na Católica.

Pelas 17 horas, Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade, deu início à Conferência “Talento para o Futuro” através de um momento transmitido por videoconferência para todos os campus. No seu discurso a reitora realçou:

“A Católica é uma universidade de futuro porque apesar dos modelos de disrupção que as universidades e Ensino Superior vivem, a Universidade continua a estar posicionada e a ser o motor do desenvolvimento da economia do conhecimento. (…) A nossa missão é a de produzir ciência e contribuir para o bem comum de acordo com os valores da defesa da dignidade humana, da justiça, da democracia no respeito pela diferença com uma governança transparente ancorada nos valores do humanismo cristão. (…)

Um estudo da Federação Internacional das Universidades Católica e também um outro do World Economic Forum estimam que, em 2030, 40 por cento das matérias ensinadas nas Universidades estão obsoletas. Neste sentido, o desafio é como fazer escolhas neste cenário de incerteza. O que a Católica propõe é uma formação alargada com vários vasos comunicantes que vos preparam para as transformações do mundo que há de vir. Propõe-vos formações centradas em valores. Ofertas curriculares inovadores: 1º licenciatura em gestão do país; escola de biotecnologia; direito e gestão.

Aquilo que vos proponho é ajudar-vos a inventar o Vosso futuro. Com empregos ainda não criados e inesperados. (…)

Com a Católica contam com uma companhia sólida para o futuro. Queremos ser o Vosso companheiro de jornada.”

Seguiu-se um painel que procurou refletir sobre o talento que se desenvolve na Universidade e o talento que as organizações procuram. Um painel moderado por Célia Manaia, vice-presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, composto por: Hugo Choupina (FI Group); Joana Fernandes (da Mercer Jason Associates); Olímpia Costa (da Sonae MC); Rita Maltieira (conservadora, restauradora e professora da Universidade Católica Portuguesa); Rodrigo Areias (produtor e realizador de Cinema); Pedro Melo (escritor e professor da Universidade Católica Portuguesa); e Carla Teixeira (médica no Centro Hospitalar Universitário do Porto). Foram várias as mensagens deixadas pelos oradores:

“O talento é a capacidade individual para criar diferença, criar valor, seja individualmente, seja nas organizações.” Joana Fernandes

“Muni-me de ferramentas para que o meu caminho pudesse ser o mais amplo possível.(…) O risco é fundamental. O que é fundamental e unirmo-nos à experiência, ao risco, ao que possamos aprender.” Rodrigo Areias

“Ir para a Universidade abre horizontes” Rita Maltieira

“A vida é um caminho. (…) Todos temos talento. (…) O talento mostra-se de várias formas, mas não podemos esperar que nos reconheçam o talento.” Hugo Choupina

“O talento é como a água. (…) O talento precisa de ser descoberto, como a água num solo árido. A Universidade é que é a esponja e gere o talento que cada um tem misturando-a. (…) A Universidade ajuda a produzir talento, porque o risco de que se falava dá-nos impulso para andarmos para a frente. (…) A Universidade ajuda-nos a criar talento usando o risco a nosso favor.” Pedro Melo

“Para se ter um perfil único, não se deve ter medio de arriscar. (…) Aprender a aprender e serem constantemente learners. (…) Ninguém é especial sozinho.” Joana Fernandes

“A nossa missão é formar perfis únicos.” Célia Manaia

“O Talento todos temos. Temos de trabalhar esse talento com o auxílio da universidade e das empresas. O Talento é desenvolvido.” Olímpia Costa

“Ser capaz de criar. (…) Vocês vão vendo vários pontos e há medida que vão tendo mais conhecimento vão tendo mais pontos. A experiência vai permitir ligar os pontos. Mais tarde, com criatividade, vão conseguir unir os pontos da forma que ninguém fez. (…)” Carla Teixeira

O vídeo da sessão encontra-se disponível aqui.

As fotografias da 2ª edição do Open Day estão disponíveis aqui e da Sessão aqui.

20-02-2020