AgroGrIN Tech vence Born from Knowledge Ideas

English version available here

O projeto que permite valorizar a 100% os resíduos das indústrias de processamento de fruta, da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, foi o vencedor na categoria de Recursos Naturais, Ambiente e Alterações Climáticas da edição anual do Born from Knowledge Ideas (BfK), um concurso promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI), que reúne as melhores ideias de negócio “nascidas do conhecimento" científico e/ou tecnológico.

Desenvolvido por Débora Campos, juntamente com os alunos Ana Vilas Boas, Ricardo Goméz-García e os doutorados Ezequiel Coscueta e Pedro Castro, sob orientação de Manuela Pintado, investigadora e diretora do Centro de Investigação CBQF, o AgroGrIN Tech oferece um processo downstream, patenteado, que permite valorizar em 100% os resíduos das indústrias de processamento de fruta. Para Débora Campos “a atribuição deste prémio vem dar uma grande visibilidade ao nosso projeto e aumenta a nossa confiança no potencial comercial deste processo”, acrescentando que “este prémio poderá permitir-nos aprofundar as nossas competências através da participação no programa de aceleração BfK Rise.”

Esta solução, desenvolvida com resíduos ananás, mas também aplicável a outras frutas, permite a extração de ingredientes de elevado valor acrescentado, possibilitando o uso sustentável dos recursos, e a implementação de uma economia circular. Esta estratégia sustentável ajuda a alcançar o “desperdício zero” nas indústrias de processamento de frutas, manifestando o seu envolvimento e responsabilidade social. Além disso, a tecnologia permite a inclusão na cadeia alimentar de ingredientes naturais e saudáveis, possibilitando ao consumidor fazer escolhas nutricionais mais conscientes. Do ponto de vista económico, a incorporação desta tecnologia diminui desperdícios e aumenta margens de lucro, criando novas fontes de receita através dos novos ingredientes. Do ponto de vista ambiental, a tecnologia permite a redução em pelo menos 60% dos resíduos, evitando poluição e uso ineficiente de recursos. Finalmente, o projeto AgroGrIN Tech contribui para catalisar o empreendedorismo e a inovação no setor alimentar, servindo como exemplo de um projeto de elevado potencial económico gerado na academia.

Os vencedores deste prémio têm acesso a um programa de aceleração de Ciência e Tecnologia (BfK Rise), que visa a transformação do potencial de negócio da ideia em produtos. O BfK - Rise é um Programa de Aceleração de Ciência e Tecnologia para a valorização dos resultados da Investigação & Desenvolvimento e de tecnologias com origem no Sistema Científico e Tecnológico Nacional com potencial de comercialização.

Born from Knowledge

O Born from Knowledge é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Este concurso pretende distinguir as ideias de negócio provenientes de Instituições de Ensino Superior portuguesas, incentivando e apoiando o trabalho desenvolvido por estas Instituições.

Outubro 2019

15-10-2019