Exposição | Poetry as an echological survival · Nuno da Luz

07.03.2019 19:30 — 05.04.2019 18:00
Escola das Artes | Campus Foz

07.03.2019 19:30 05.04.2019 18:00 Exposição | Poetry as an echological survival · Nuno da Luz Link: https:///pt/central-eventos/exposicao-poetry-echological-survival-nuno-luz

Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz

[1] Previsão de todas as alturas de maré diárias para a Barra do Douro, durante o período da exposição /
Forecast of all daily tidal ranges for the Barra do Douro, during the exhibition's run
(Dados cedidos pelo Instituto Hidrográfico)
 [2-5] Fotos da inauguração da exposição por João Pereira © Escola das Artes – UCP

7 MAR – 5 ABR 2019
Poetry as an echological survival
Uma exposição de Nuno da Luz
Curadoria: Nuno Crespo

No seguimento da sua residência na Escola das Artes no âmbito do programa InResidence promovido pela Câmara Municipal do Porto, Nuno da Luz apresenta uma instalação imersiva de som e luz na Sala de Exposições da EA. Trabalhando gravações de campo e medições registadas pelas boias do Instituto Hidrográfico, a exposição traz para o espaço de galeria o ambiente da Foz do Douro.

O programa de residência foi desenvolvido sob a égide de uma citação errónea (ou não) de Álvaro Lapa: «poetry as an echological survival» (derivada do ensaio do poeta e ambientalista norte-americano Gary Snyder, «Notes on Poetry as an Ecological Survival Technique»). Lapa retira «technique» e acrescenta um «h» a «ecological», transformando «eco-» (do grego «oikos», casa) em «eco» («ēchos», som). Este desvio (poético) em que ecologia e ecoar se tornam um único movimento dúplice, possibilita-nos repensar certos fenómenos acústicos, como reverberação e ressonância, enquanto processos ambientais e sociais.

A exposição servirá como modo especulativo sobre como este movimento pode ser uma ferramenta operativa para nos situarmos – e à nossa envolvente – em relações de reciprocidade e cooperação mútuas.

A inauguração desta exposição é precedida às 18h pela Aula Aberta "Sobrevivência Echológica", no âmbito do programa Arte & Ecologia, e que será apresentada pelo artista Nuno da Luz e o Comandante Pires Barroqueiro, em representação do Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa. A entrada é livre! > + INFO

Inauguração: 7 Mar · 19h30 | Sala de Exposições EA

Resumo da Exposição

Entrevista com o Artista

Vistas de Exposição
Fotos © Carlos Lobo

Imagens da Inauguração
Fotos © João Pereira

NUNO DA LUZ
(Lisboa, 1984)
Nuno da Luz vive e trabalha em Lisboa. Artista e publicador, o seu trabalho circunscreve tanto o auditivo como o visual na forma de eventos sonoros, instalações e material impresso; estes últimos na sua maioria distribuídos pela publicadora atlas Projectos (em conjunto com André Romão e Gonçalo Sena) e pela editora discográfica Palmario Recordings (em conjunto com Joana Escoval). Recentemente terminou o programa de mestrado Experimentação em Arte e Política speap em Sciences Po, Paris e fundou o coletivo pluridisciplinar Coyote, que investiga novas formas de comum-ificação (criar comunidade) via publicações, filmes, conferências e outros formatos experimentais (em conjunto com os artistas Tristan Bera e Ana Vaz, a jornalista Elida Høeg e a editora Clémence Seurat). Projetos mais recentes incluem as performances ao vivo “com Ressonância Assistida” em Ficarra (Itália), Paris, Nova Iorque, Porto e Berlim; assim como a sua exposição individual environments na Solar – Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde. Outras exposições individuais incluem RWSNK ECHOS, Kunstraum Botschaft, (Berlim, 2017), Sud e Magia, Syntax (Lisboa, 2016), Wilderness, Galeria Vera Cortês (Lisboa, 2015), laissez vibrer, enblanco projektraum (Berlim, 2013) e cave/Solar (Vila do Conde, 2013), e “O nosso silêncio é um aviso, o nosso silêncio é sólido”, Vera Cortês Art Agency (Lisboa, 2012). Exposições coletivas mais recentes incluem, entre outras, “cidra da luz escoval manso mendes romão sena”, AR Sólido (Lisboa, 2015), “Ficarra_Contemporary Divan”, Palazzo Milio (Ficarra, 2015), “A polyphonic wave of of concrete materials flowing through the air”, Espaço Artes (Porto, 2014), e “12 Contemporaries: Present States”, Museu de Serralves (Porto, 2014). Tem participado em diversos programas de residência, nomeadamente, Cité internationale des arts (2015), Residency Unlimited (2014), e Sound Art Braunschweig Projects (2013).

Horários de abertura
8 Mar - 5 Abr