11.01.2018 18:00
Faculdade de Educação e Psicologia | Campus Foz

11.01.2018 18:00 Envolvimento escolar de "jovens difíceis": do suporte à participação | AE Prof&Edu 2017 Link: https:///pt/central-eventos/envolvimento-escolar-jovens-dificeis-suporte-participacao-ae-profedu-2017

Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz

Sala EC014

Ver aqui todo o programa ►

Há jovens que, pelo seu desinteresse face ao trabalho escolar, pelo seu comportamento de oposição ou pelas suas atitudes desajustadas, se tornam “problemáticos” ou “difíceis” no contexto escolar, construindo muitas vezes trajetórias de progressivo distanciamento face à escola. Mas quem são estes e estas “jovens difíceis”? Como olhamos e compreendemos as suas “dificuldades”? E como pode a escola apoiá-los/las e envolvê-los/las no sentido de efetivamente garantir o direito universal à educação? Nesta sessão vamos refletir sobre estas questões e identificar oportunidades de envolvimento escolar à luz de investigações e intervenções educativas recentes que têm privilegiado a perspetiva dos próprios jovens sobre as suas trajetórias educativas. Será particularmente explorada o papel de suporte psicossocial que as escolas podem desempenhar junto destes jovens, bem como a relevância da participação dos jovens na vida escolar e nas práticas pedagógicas enquanto promotoras de (re)aproximações à escola e à aprendizagem.

Com Filipe Martins.